domingo, 31 de março de 2013

Parabéns ao mestre !

31 de março poderia ser um dia comum para o mundo. E era, até o ao de 1955. Nesta data, Margaret dava à luz há um gênio, um ícone, uma referência no mundo do Rock mundial. (em off: Margaret Young deveria virar santa, colocar dois gênios da música no mundo não é pra qualquer uma)

Angus McKinnon Young, o cara que faz quem não gosta de Rock passar a gostar, o cara que em vez de tocar, se torna o instrumento. Sem dúvidas, um dos maiores e melhores de todos os tempos! Seu irmão e ele deveriam concorrer ao prêmio Nobel, por terem criado um bem à humanidade, por terem levado música boa (seja com o Bon ou com o Brian ) a cada lar da Terra. Parabéns Angus Young e obrigado por tudo, espero que você e o AC/DC continuem na ativa por muitos e muitos anos, o universo agradece.

Angus Young,  58 aos de serviço ao Rock N' Roll





+ Leia mais...

segunda-feira, 18 de março de 2013

O perigo do fanatismo

O texto que será escrito aqui hoje, poderá gerar polêmica, não ao blog Cultura, Rock & Cia, mas sim ao seu dono, a vida de quem escreve. O fato que escreverei aqui aconteceu em um 'embate' de opiniões no Facebook. De um lado um evangélico que deixa seu fanatismo religioso falar mais alto que o senso crítico. Do outro lado, este que escreve, um 'afastado' de congregações, um homem com cultura evangélica, mas antes de tudo um homem que cresceu em um âmbito familiar de pessoas críticas, que não aceitam tudo o que é imposta por fulano A ou B, sem analisar, sem argumentar. Também será encontrado nessa conversa, um amigo, evangélico ativo, aquele que lê, pratica e tenta estar sempre em ações da igreja. porém crítico.

O motivo de tal discussão foi a seguinte foto, acompanhada do comentário do cidadão:

"Fala sério pessoal, PEGA O VÍDEO NO YOUTUBE. Veja o que ele disse realmente, todos dizendo que ele  é preconceituoso, que coisa ruim!"
Quando vi este compartilhamento, não pensei duas vezes em comentar:


Logo, começa a discussão:


Nessa primeira resposta, já podemos obter o primeiro sinal de fanatismo: "... E com certeza, se você deixa o cartão de crédito para a igreja, lógico que se deve deixar a senha, senão não terá utilidade.". Em seguida, escrevi:


A palavra dízimo significa décima parte de algo. Não sou contra ao ato, pelo contrário, sou a favor. Se a pessoa ganha R$ 1000,00, e consegue viver, porque não doa R$ 100,00 (dízimo) para ajudar a casa de Deus? Ou até melhor, aproveita e pratica outro ensinamento da bíblia, ame o próximo. Invista esse dinheiro comprando algo para ajudar algum asilo, orfanato.... A crítica expressa acima é justamente a esses 'pastores'  que se 'esquecem' disso, e pedem mais, muito mais em troca de milagres. Infelizmente, vivemos em um país onde a maioria da população não tem o perfil crítico, por outro lado temos as pessoas que tem, pessoas que sabem usar sua inteligência, e a usam para oprimir os "... mais pobres culturalmente... ".

A discussão continua:


Pergunta-se: Para se ter opinião sobre assunto x, você precisa pratica-lo? Para criticar algo precisa viver daquilo? "... é difícil entender quando não se pratica a religião dele...". Pelo ponto de vista dele, as respostas das duas perguntas anteriores seriam "não".

Ele não quis falar sobre os versículos que falam sobre as ofertas, mas acho que queria falar esses:

"Separem o dízimo de tudo que a terra produzir anualmente" - Deuterônomio 14:22
"Dou ao levitas todos os dízimos em Israel como retribuição pelo trabalho que fazem ao servirem na Tenda do Encontro." Números 18:21
Ele fala sobre ser conferente requer muito dinheiro. Os 12 apóstolos de Cristo levavam a mensagem do Salvador para todos os cantos, com auxílio de pessoas ? Sim, AUXÍLIO, não extorsão. Ajudar um pastor para levar a palavra de Deus é uma coisa, mas bancar o pastor a ficar em um quarto de hotel de 5 estrelas, é diferente.

Depois de tal argumento, meu amigo entra na conversa:


Em poucas palavras, ele escreveu o que deveria se passar pela cabeça de todos os evangélicos, cita Lutero perfeitamente. O que podemos ver nessas igrejas famosas que possuem programa em rede aberta? A venda de milagres, prosperidade... Enfim, um praticante lúcido, nem tudo está perdido.

Criei esse texto, não para evangelizar, mas sim para te fazer pensar. À você evangélico que aceita tudo que o pastor fala, lembre-se dos falsos profetas que a Bíblia fala, escute o que ele fala e tenha capacidade de ler, raciocinar e questionar se o que foi falado está certo. À você ateu, que acha que todo evangélico é bitolado, burro, alienado, fica a prova que nem todos são assim. Existem aqueles que criticam, que se impõem aos fatos que tentam empurrar em suas gargantas.

"Todavia ninguém contenda, ninguém repreenda, porque o teu povo é como os que contendem com o sacerdote. Por isso tropeçaras de dia, e o profeta contigo tropeçara de noite; e destruirei tua mãe. O meu povo foi destruído, porque lhe faltou CONHECIMENTO; porque tu rejeitaste o CONHECIMENTO, também eu te rejeitarei, para que não seja sacerdote diante de mim; e, visto que te esqueceste da lei do teu Deus, também me esquecerei dos teus filhos." Oséias 4:4-6
 "Quando um homem para de se questionar, a humanidade para de evoluir." Monica Araújo




em off : Só expressando uma coisa sobre a frase do Feliciano na imagem de início. Negros e Gays são pessoas normais, não existe diferença, somos todos humanos . :D  
+ Leia mais...

domingo, 10 de março de 2013

Engenheiros do Havaii: construtores de clássicos

O Rio Grande do Sul têm duas coisas que realmente sou apaixonado: mulheres bonitas e uma das bandas nacionais que mais gosto (junto com Ultraje a Rigor): Engenheiros do Havaii. E pensar que a banda nasceu de uma greve de faculdade. Explico, em 1984, uma greve que se estendeu até janeiro de 1985 fez com que a faculdade incentivasse os estudantes a fazerem arte dentro da instituição.

Sabendo disso, Humberto Gessinger, Carlos Maltz, Marcelo Pitz e Carlos Stein (este que não ficaria muito tempo na banda) formaram os Engenheiros do Havaii. Por que este nome? Devido a uma rixa com o pessoal da arquitetura, que ao verem certos estudantes vestidos como surfistas, começaram a chama-los de Engenheiros do Havaii. Pronto, nome perfeito para uma banda que estava surgindo na época do BUM! do punk que chegava ao país na época.

Em 1985, começou o grande sucesso da banda. Neste ano, uma gravadora resolveu lançar um coletânea de rock gaúcho, esta que continham duas músicas dos Engenheiros, uma delas sendo Sopa de Letrinhas. A música fez tanto sucesso que logo a BMG decidiu lançar um LP com músicas só do grupo: Longe demais das Capitais. Os sucessos como Toda Forma de Poder, Longe demais das Capitais e Sopa de Letrinhas, fizeram o sucesso alcançar rádios fora do Rio Grande do Sul.

Longe Demais das Capitais (1985)

A primeira mudança na formação da banda ocorreu devido a saída de Marcelo Pitz. Em seu lugar entra Augusto Licks, que conheceu o grupo por intermédio de Nei Lisboa.

O segundo álbum de sucesso da banda foi A Revolta dos Dândis lançado em 1987. Este álbum trouxe mais clássicos da banda, assim como as primeiras 'batalhas' com a crítica. Críticas feitas por considerarem o grupo "fascistas e elitistas". É aquela máxima, fale algo mais inteligente que possa vir a perturbar a ordem do sistema que logo será atacado. Este LP possui os clássicos Infinita Highway, Terra de Gigantes e a Revolta dos Dândis.


A Revolta dos Dândis (1987)
O 3° LP da banda foi lançado em 1988. Ouça O Que Eu Digo, Não Ouça Ninguém seguiu a rotina dos outros álbuns, adorados pelo grande público e criticado por aqueles que se acham críticos mais nem mesmo sabem tocar um instrumento.

Ouça O Que Eu Digo Não Ouça Ninguém (1988)
Em 1989, Alívio Imediato traria as inéditas Nau à Deriva e a música que autointitulava o nome do disco. Este também foi o primeiro álbum ao vivo da banda, que contou com músicas já lançadas nos outros álbuns, rearranjadas de uma nova forma.

Alívio Imediato (1989)
O 5° disco da banda traria o primeiro sucesso da banda que não tinha sido escrito pela própria, Era Um Garoto e Como Eu Amava os Beatles e os Rolling Stones. O álbum O Papa é Pop , ainda contém os maiores clássicos da banda como: Pra Ser Sincero, O Papa é Pop, Perfeita Simetria Exército de um Homem Só ...

O Papa é Pop (1990)
Várias Variáveis seria o 6° disco dos Engenheiros. Neste álbum pode-se encontrar o cover de Herdeiro da Pampa Pobre , e músicas como Sampa no Walkman, O Sonho é Popular ...

Várias Variáveis (1991)
O 7° disco da banda se chama GLM - Gessinger, Licks e Maltz. Neste álbum a banda usa o rock inglês como referência para sua sonoridade e letras. Podemos escutar Ninguém = Ninguém e Parabólica, esta última que foi feita em homenagem à filha de Humberto, Clara.

GLM - Gessinger, Licks & Maltz (1992)
Filmes de Guerra, Canções de Amor pode ser considerado o primeiro acústico da banda. Foi gravado em conjunto com a Orquestra Sinfônica Brasileira, e por consequência um dos discos que, por incrível que pareça, foi elogiado pela crítica.

Filmes de Guerra, Canções de Amor (1993)
Depois de 2 anos sem gravar um álbum, depois de muita confusão, muitas mudanças no grupo, os Engenheiros voltam a produzir um disco. Simples de Coração, trouxe mais clássicos às rádios nacionais, sendo eles A Promessa, A Perigo e a música que autointitulava o CD, Simples Coração.

Simples Coração (1995)
Em meio a mais mudanças no grupo, sairia em 1997, 10° disco dos Engenheiros: Minuano.

Minuano (1997)
11° primeiro disco : Tchau Radar! .

Tchau Radar (1999)
12° disco: 10.000 Destinos 

10.000 Destinos (2001)
13° disco: 10.001 Destinos

10.001 Destinos (2001)
14° disco: Surfando Karmas e DNA. Este que traz uma das músicas que mais gosto deles, a que auto intitula o álbum, ainda podemos ouvir também 3° Pessoa do Plural, Nem mais Um Dia ...

Surfando Karmas e DNA (2002)

15° disco: Dançando no Campo Minado

Dançando no Campo Minado (2003)
16° Disco: Acústico MTV Engenheiros do Havaii . 

Acústico MTV (2005)
17° disco (mais um acústico): Novos Horizontes

Novos horizontes (2007)

Depois que a turnê Novos Horizontes foi fechada, Humberto anuncia a paralisação das atividades da banda. Nesse hiato que se encontra o Engenheiros do Havaii, nós fãs, ficamos ansiosos por um anúncio de volta. Boatos dizem que será neste ano de 2013, esperemos.


  • CURIOSIDADES
O show no Rock in Rio 2 gerou o único elogio de um jornal sobre as bandas nacionais que tocaram no evento. Folha de São Paulo? O Globo? JB? Nada disso, saiu no New York Times .



Engenheiros do Havaii já abriram o show do Nirvana no Hollywood Rock.


  • CLÁSSICOS












+ Leia mais...