segunda-feira, 18 de março de 2013

O perigo do fanatismo

O texto que será escrito aqui hoje, poderá gerar polêmica, não ao blog Cultura, Rock & Cia, mas sim ao seu dono, a vida de quem escreve. O fato que escreverei aqui aconteceu em um 'embate' de opiniões no Facebook. De um lado um evangélico que deixa seu fanatismo religioso falar mais alto que o senso crítico. Do outro lado, este que escreve, um 'afastado' de congregações, um homem com cultura evangélica, mas antes de tudo um homem que cresceu em um âmbito familiar de pessoas críticas, que não aceitam tudo o que é imposta por fulano A ou B, sem analisar, sem argumentar. Também será encontrado nessa conversa, um amigo, evangélico ativo, aquele que lê, pratica e tenta estar sempre em ações da igreja. porém crítico.

O motivo de tal discussão foi a seguinte foto, acompanhada do comentário do cidadão:

"Fala sério pessoal, PEGA O VÍDEO NO YOUTUBE. Veja o que ele disse realmente, todos dizendo que ele  é preconceituoso, que coisa ruim!"
Quando vi este compartilhamento, não pensei duas vezes em comentar:


Logo, começa a discussão:


Nessa primeira resposta, já podemos obter o primeiro sinal de fanatismo: "... E com certeza, se você deixa o cartão de crédito para a igreja, lógico que se deve deixar a senha, senão não terá utilidade.". Em seguida, escrevi:


A palavra dízimo significa décima parte de algo. Não sou contra ao ato, pelo contrário, sou a favor. Se a pessoa ganha R$ 1000,00, e consegue viver, porque não doa R$ 100,00 (dízimo) para ajudar a casa de Deus? Ou até melhor, aproveita e pratica outro ensinamento da bíblia, ame o próximo. Invista esse dinheiro comprando algo para ajudar algum asilo, orfanato.... A crítica expressa acima é justamente a esses 'pastores'  que se 'esquecem' disso, e pedem mais, muito mais em troca de milagres. Infelizmente, vivemos em um país onde a maioria da população não tem o perfil crítico, por outro lado temos as pessoas que tem, pessoas que sabem usar sua inteligência, e a usam para oprimir os "... mais pobres culturalmente... ".

A discussão continua:


Pergunta-se: Para se ter opinião sobre assunto x, você precisa pratica-lo? Para criticar algo precisa viver daquilo? "... é difícil entender quando não se pratica a religião dele...". Pelo ponto de vista dele, as respostas das duas perguntas anteriores seriam "não".

Ele não quis falar sobre os versículos que falam sobre as ofertas, mas acho que queria falar esses:

"Separem o dízimo de tudo que a terra produzir anualmente" - Deuterônomio 14:22
"Dou ao levitas todos os dízimos em Israel como retribuição pelo trabalho que fazem ao servirem na Tenda do Encontro." Números 18:21
Ele fala sobre ser conferente requer muito dinheiro. Os 12 apóstolos de Cristo levavam a mensagem do Salvador para todos os cantos, com auxílio de pessoas ? Sim, AUXÍLIO, não extorsão. Ajudar um pastor para levar a palavra de Deus é uma coisa, mas bancar o pastor a ficar em um quarto de hotel de 5 estrelas, é diferente.

Depois de tal argumento, meu amigo entra na conversa:


Em poucas palavras, ele escreveu o que deveria se passar pela cabeça de todos os evangélicos, cita Lutero perfeitamente. O que podemos ver nessas igrejas famosas que possuem programa em rede aberta? A venda de milagres, prosperidade... Enfim, um praticante lúcido, nem tudo está perdido.

Criei esse texto, não para evangelizar, mas sim para te fazer pensar. À você evangélico que aceita tudo que o pastor fala, lembre-se dos falsos profetas que a Bíblia fala, escute o que ele fala e tenha capacidade de ler, raciocinar e questionar se o que foi falado está certo. À você ateu, que acha que todo evangélico é bitolado, burro, alienado, fica a prova que nem todos são assim. Existem aqueles que criticam, que se impõem aos fatos que tentam empurrar em suas gargantas.

"Todavia ninguém contenda, ninguém repreenda, porque o teu povo é como os que contendem com o sacerdote. Por isso tropeçaras de dia, e o profeta contigo tropeçara de noite; e destruirei tua mãe. O meu povo foi destruído, porque lhe faltou CONHECIMENTO; porque tu rejeitaste o CONHECIMENTO, também eu te rejeitarei, para que não seja sacerdote diante de mim; e, visto que te esqueceste da lei do teu Deus, também me esquecerei dos teus filhos." Oséias 4:4-6
 "Quando um homem para de se questionar, a humanidade para de evoluir." Monica Araújo




em off : Só expressando uma coisa sobre a frase do Feliciano na imagem de início. Negros e Gays são pessoas normais, não existe diferença, somos todos humanos . :D  

Um comentário:

  1. Achei muito válida essa postagem pra mostrar que, ao contrário do que muitos pensam, nem todos os evangélicos (ou como você escreveu "com cultura evangélica") estão do lado do Marco Feliciano. Todos tem o direito de defender o que acreditam, o problema é que ele usa o modo errado de se expressar, ou melhor dizendo, de agir. Assim ele está conseguindo levar multidões a seguirem o que ele diz. É muito ruim ver que existem pessoas que se deixam levar por líderes que distorcem completamente o significado de Igreja e Religião. É claro, não sou uma expert no assunto, mas acho que estão confundindo demais a "figura" do líder da igreja com a "figura" de Deus, seguindo mais o que alguns pastores dizem do que está na Bíblia. Essas pessoas devem se lembrar que devemos servir à Deus, e não ao homem.

    ResponderExcluir