sexta-feira, 18 de janeiro de 2013

O som pesado do Arch Enemy,

Arch Enemy

Bem, nada melhor que voltar a postar música no blog, principalmente, quando o autor aprende sobre novas bandas, como é o caso desta abordada nesse post. Ontem, dia 17 de janeiro, conversando com um amigo no facebook, ele me manda um link do youtube. Neste link tinha a seguinte música:


O som da banda Arch Enemy é pesado, fazendo jus ao Death Metal Melódico. Nunca tinha escutado a banda, me impressionei, principalmente por ter no vocal uma mulher. Por isso, resolvi pesquisar sobre o grupo e mostrar pra quem ainda não a conhece sua formação.


  • História
Em 1996, na cidade de Gotemburgo, Suécia, os irmãos Michael e Christopher Amott (ambos guitarristas) decidem formar uma banda de metal, para isso, chamam Johan Liivia (baixo e vocal) e Daniel Erlandsson (bateria).

Ainda em 96, lançam Black Earth, o primeiro álbum da banda, em seguida partem em uma turnê de dois anos, com a intenção de colocar o Arch Enemy em evidência no cenário europeu. Durante esta turnê, Daniel sai da bateria por questões pessoais, em seu lugar, entra Peter Wildoer. Outro fato que ocorreu durante a turnê, foi a entrada de Martin Bengtsson, baixista. Esta entrada ocorreu devido ao fato que John queria ficar voltado apenas para os vocais.

Black Earth (1996)
Em 1998, lançam seu segundo álbum, este que teria 20 mil cópias vendidas no Japão, país onde é o principal mercado da banda. Stigmata fez com que a banda se apresentasse no festival Wacken Open Air, da Alemanha. Nesta ano, Michael foi considerado o segundo melhor guitarrista pela revista Burn!.

Stigmata (1998)
O mercado japonês foi algo tão importante para a banda, que em 1999, lançam apenas no Japão, o álbum ao vivo Burning Japan - live in Japan. E em 2008, lançaram um DVD e um CD duplo, Tyrants of the Risisng Sun - Live in Japan.

Burning Japan - Live in Japan (1996)

Tyrants of the Rising Sun - live in Japan (2008 - CD e DVD)
Foi no ano de 1999 que lançam, o melhor álbum da banda segundo a crítica, Burning Bridges. O sucesso do disco foi tanto, que a banda foi a indicada da Suécia ao Grammy como melhor banda de Hard Rock, o que fez sua popularidade aumentar ainda mais, principalmente no continente americano (Norte e Sul), lugar onde a banda não tinha tanto conhecimento da mídia. 

Burning Bridges (1999)
Em 2001 acontece um mudança inesperada. Johan Liviia sai durante a gravação de mais um álbum do Arch. Rapidamente os irmãos fundadores, agem fazendo testes para descobrir um novo vocal para o grupo. Até que acham (a linda) Angela Gossow, que com sua voz poderosa deu um outro patamar a banda. Com ela devidamente estabelecida lançam Wages of Sin.

Wages of Sin (2001)
Antes de lançar mais um álbum em 2003, lançam um EP em 2002, chamado Burning Angel. O disco de 2003, Anthems of Rebellion, foi o que mais vendeu na Europa, consagrando Angela como a mais respeitada vocalista do Metal.
Burning Angel (2002)
Anthems of Rebellion (2003)
Em 2004, lançam mais um EP, Dead Eyes See No Future. Destaques para os covers de Symphony of Destruction (Megadeth) e Kill With Power (Manowar). Já em 2005, lançam Doomsday Machine considerado o disco mais intenso do Arch Enemy.

Dead Eyes See No Future (2004)
Doomsday Machine (2005)
 Em 2007, mais um EP é lançado antes do álbum, Revolutions Begins. Logo em seguida, no mesmo ano, ocorreria o lançamento de Rise Of The Tyrant, o sétimo álbum do grupo. Na opinião de Gossow, esse é o álbum com mais emoção do grupo.

Revolutions Begins (2007)
Rise of  theTyrant (2007)
Depois de 2 anos de muitos shows, o Arch Enemy lança The Root of All Evil, este disco teria músicas regravadas do tempo em que Angela ainda não fazia parte da banda. Este álbum fez com que saíssem em turnê pela Ásia e Oceania.

The Root if All Evil (2009)
O último álbum a ser lançado pela banda foi o Khaos Legions, que possui no disco japonês, o cover da música The Zoo (Scorpions). Até o momento, nenhum rumor sobre um futuro novo álbum.

Khaos Legions (2011)
  • Destaque
Angela Gossow, vocalista do Arch Enemy
Não há como falar do Arch Enemy sem dar destaque a linda da Angela Gossow. Nascida na cidade de Colônia, Alemanha em 1974, se tornou vocalista da banda após a saída de Johan Liivia. Antes do Arch Enemy, trabalhava com publicidade e cantava no grupo Mistress. Fã declarada de artistas como Scorpions, Death, Slayer, é ateia e anarquista convicta e declarada. Está para existir vocalista mais linda que ela no mundo do metal!



Escutem algumas músicas da banda:








Nenhum comentário:

Postar um comentário