sexta-feira, 4 de janeiro de 2013

Pense em Rock N' Roll, logo pensará em Bon Scott

Em 9 de julho de 1946, nascia, na cidade de Forfar, Escócia, uma voz que seria por muito tempo conhecida como o sinônimo perfeito para o Rock N' Roll. Filho de Charles Belford e Isabelle Scot, Ronald Belford Scott, ou mais conhecido com Bon Scott. cresceu na cidade de Kirremuir. Em 1952, ele e sua família se mudaram para a Austrália, mas precisamente para Sunshine, subúrbio de Melbourne. A temporada da família Scott em Sunshine foi breve. O irmão mais novo de Bon estava sofrendo com bronquite e um dos conselhos do médico da família era que se mudassem para uma cidade mais seca. Fizeram as malas e foram para Fremantle, também na Austrália, nessa cidade Bon começaria a se envolver mais seriamente com música.


Bon já sofria influência musical desde pequeno. Seu Pai tinha uma banda de garagem na qual, Scott começou a tocar com 11 anos. Sua adolescência não foi uma das mais tranquilas, pelo menos para seus pais. Com 15 anos ficou 'preso' na instituição Riverbank por forjar nomes falsos, roubar gasolina e outras coisas mais. Depois disso, tentou se alistar perante o exército australiano, porém foi foi rejeitado por seu perfil "não se enquadrar" com a instituição militar.


  • Carreira musical

Antes do AC/DC , Bon Scott participou de várias outras bandas. Depois de ter sido rejeitado pelo exército, Scott trabalhou como barman, carteiro, empacotador e caminhoneiro até entrar como baterista e vocalista vocacional, em 1964, para sua primeira banda, The Spektors. Dois anos mais tarde, a banda se fundiu com a The Winstons formando a The Valentines .


Bon Scott com a The Valentines
Em 1970 a banda ficou no top 30 com o single "Juliette", porém nem isso foi suficiente para evitar o término da banda. Scott não se deu por rogado, e logo já estava em uma nova banda, a Fraternity que logo seria chamada de Fang . Em 1971, tocariam algumas faixas de apoio para a Status Quo and Georgie, banda essa que tinha como vocalista  Brian Johnson. ( Curioso não?)

A Fang voltou para a Austrália em 1973, porém ficou inativa. Com isso Bon foi trabalhar numa fábrica de fertilizantes até formar a Mount Loft Rangers com um ex-integrante da Fang. Sua participação não durou muito tempo, pois em 1974 sofreu um acidente de moto, coisa que o impediu de viajar com a banda. Logo foi substituído por Jimmy Barnes.

Bon com a Fang
Bon voltou à Adelaide, este fato pode ser considerado como : "Um pequeno passo para um homem, um salto gigantesco para ... o Rock N' Roll".  Em um dos seus serviços de motorista, dirigiu para uma banda nova na época, o AC/ DC. Os irmãos Young não estavam muito satisfeitos com o vocal da banda, Dave Evans (isso mesmo, Bon Scott não foi o primeiro vocalista da banda). Bon não era nenhuma bobo, e logo se ofereceu para ser baterista da banda, no entanto não era o que a banda estava precisando. Uma contraproposta dos irmãos foi dada, e Scott assumiu o desafio: ser vocalista do AC/DC

Bon Scott , AC / DC
Depois disso, não preciso dizer mais nada. O AC/DC explodiu. High Voltage, T.N.T, Powerage e Highway to Hell são clássicos álbuns na voz do ser mitológico Bon Scott, e deve ser escutado por todos que gostam de Rock.

Morte 

Tudo que é bom tem um fim, e quando isso é no mundo do rock parece ser mais precoce ainda. Em 19 de fevereiro de 1980, Bon Scott morre em Londres, tendo o laudo da autópsia apontando "envenenamento alcoólico agudo" .

Bon Scott é ("é" e nunca deixará de ser em quanto seus fãs o carregarem no peito) sem dúvidas a voz mais impactante do Rock N' Roll. Sabia ser irreverente em suas músicas, um ótimo compositor e simpático com seus fãs, tudo que um astro do rock precisa ser. Ele mesmo morto, ainda tem muito o que ensinar certos vocalistas de bandas por aí. Fiquem com algumas músicas desse gênio:





fontes: http://bonscott.org/
http://whiplash.net/materias/poeira/081754-acdc.html
http://colunas.cbn.globoradio.globo.com/platb/joaocarlossantana/2010/08/24/quem-foi-bon-scott/
http://30anossembonscott.blogspot.com.br/2010/01/bon-no-fraternity.html

Nenhum comentário:

Postar um comentário