domingo, 29 de dezembro de 2013

Resumindo o meu 2013

Este ano começou sem que eu tivesse muitas expectativas. Não esperava que nada de muito inovador fosse acontecer. Nunca espero, apenas vivo deixando que os dias possam me surpreender. Mas esse ano serviu para aprender, tanto na vida pessoal como na vida profissional.

O ano começa e logo estou eu em busca de um emprego. Não demorou muito e achei um estágio em uma lan house pública, projeto do Estado do Rio de Janeiro em parcerias com os municípios. Serviço tranquilo, o que eu precisava, pois já tinha um indício que o ano na faculdade seria tenso.

Não sei se já mencionei aqui, mas faço Ciência da Computação, ou seja, não tenho vida hahaha. Brincadeira (ou não). Este ano entrei no 3° período, grandes dificuldades, principalmente em cálculo 2. Repeti nesta por sinal. O 4° período conseguiu ser mais tenso do que o 3°, mas consegui passar, até na pendência em Cálculo. Estudar de segunda à sábado (neste dia de 9h as 15h) foi estafante, mas divertido. O aprendizado foi grande, e quanto mais fica difícil, mas eu gosto do curso que escolhi. Por fim, vou ao 5° período, com meu projeto de TCC em mente, e na espera para ajudar uma amiga bióloga em seu projeto.

A parte pessoal foi meio parada, conheci pessoas interessantes, fiz amigos novos, mudei certos conceitos que tinha... Foi um ano de silêncio, um ano que não procurei expor muito minha opinião, não me envolver nesses méritos, justamente no ano em que o "Gigante Acordou". Mas enfim, o foco esse ano foram os estudos.

Como disse, não crio muitas expectativas, apenas desejo que nesse novo ano minha família e meus amigos tenham muita paz e saúde, tendo isso, é o que importa.
+ Leia mais...

Voltando à ativa!

31/03/2013 .... Nossa, muito tempo sem dar as caras por aqui hein?! Bem, mas isso mudou! Eu voltei (pelo menos por enquanto rs). Muita coisa aconteceu nesses 9 meses, o Brasil acordou e voltou a dormir, a seleção ganhou aquela copa que não vale nada, teve o julgamento do mensalão, pastor fazendo merda na comissão de direitos humanos, Rock In Rio .....

Tanta coisa, mas que não falarei, pelo menos não em uma retrospectiva cafona tipo aquelas da TV. Deixarei para criar tópicos com coisas que virão a acontecer. Voltarei a ativa rs.

Boa noite!

Matheus
+ Leia mais...

domingo, 31 de março de 2013

Parabéns ao mestre !

31 de março poderia ser um dia comum para o mundo. E era, até o ao de 1955. Nesta data, Margaret dava à luz há um gênio, um ícone, uma referência no mundo do Rock mundial. (em off: Margaret Young deveria virar santa, colocar dois gênios da música no mundo não é pra qualquer uma)

Angus McKinnon Young, o cara que faz quem não gosta de Rock passar a gostar, o cara que em vez de tocar, se torna o instrumento. Sem dúvidas, um dos maiores e melhores de todos os tempos! Seu irmão e ele deveriam concorrer ao prêmio Nobel, por terem criado um bem à humanidade, por terem levado música boa (seja com o Bon ou com o Brian ) a cada lar da Terra. Parabéns Angus Young e obrigado por tudo, espero que você e o AC/DC continuem na ativa por muitos e muitos anos, o universo agradece.

Angus Young,  58 aos de serviço ao Rock N' Roll





+ Leia mais...

segunda-feira, 18 de março de 2013

O perigo do fanatismo

O texto que será escrito aqui hoje, poderá gerar polêmica, não ao blog Cultura, Rock & Cia, mas sim ao seu dono, a vida de quem escreve. O fato que escreverei aqui aconteceu em um 'embate' de opiniões no Facebook. De um lado um evangélico que deixa seu fanatismo religioso falar mais alto que o senso crítico. Do outro lado, este que escreve, um 'afastado' de congregações, um homem com cultura evangélica, mas antes de tudo um homem que cresceu em um âmbito familiar de pessoas críticas, que não aceitam tudo o que é imposta por fulano A ou B, sem analisar, sem argumentar. Também será encontrado nessa conversa, um amigo, evangélico ativo, aquele que lê, pratica e tenta estar sempre em ações da igreja. porém crítico.

O motivo de tal discussão foi a seguinte foto, acompanhada do comentário do cidadão:

"Fala sério pessoal, PEGA O VÍDEO NO YOUTUBE. Veja o que ele disse realmente, todos dizendo que ele  é preconceituoso, que coisa ruim!"
Quando vi este compartilhamento, não pensei duas vezes em comentar:


Logo, começa a discussão:


Nessa primeira resposta, já podemos obter o primeiro sinal de fanatismo: "... E com certeza, se você deixa o cartão de crédito para a igreja, lógico que se deve deixar a senha, senão não terá utilidade.". Em seguida, escrevi:


A palavra dízimo significa décima parte de algo. Não sou contra ao ato, pelo contrário, sou a favor. Se a pessoa ganha R$ 1000,00, e consegue viver, porque não doa R$ 100,00 (dízimo) para ajudar a casa de Deus? Ou até melhor, aproveita e pratica outro ensinamento da bíblia, ame o próximo. Invista esse dinheiro comprando algo para ajudar algum asilo, orfanato.... A crítica expressa acima é justamente a esses 'pastores'  que se 'esquecem' disso, e pedem mais, muito mais em troca de milagres. Infelizmente, vivemos em um país onde a maioria da população não tem o perfil crítico, por outro lado temos as pessoas que tem, pessoas que sabem usar sua inteligência, e a usam para oprimir os "... mais pobres culturalmente... ".

A discussão continua:


Pergunta-se: Para se ter opinião sobre assunto x, você precisa pratica-lo? Para criticar algo precisa viver daquilo? "... é difícil entender quando não se pratica a religião dele...". Pelo ponto de vista dele, as respostas das duas perguntas anteriores seriam "não".

Ele não quis falar sobre os versículos que falam sobre as ofertas, mas acho que queria falar esses:

"Separem o dízimo de tudo que a terra produzir anualmente" - Deuterônomio 14:22
"Dou ao levitas todos os dízimos em Israel como retribuição pelo trabalho que fazem ao servirem na Tenda do Encontro." Números 18:21
Ele fala sobre ser conferente requer muito dinheiro. Os 12 apóstolos de Cristo levavam a mensagem do Salvador para todos os cantos, com auxílio de pessoas ? Sim, AUXÍLIO, não extorsão. Ajudar um pastor para levar a palavra de Deus é uma coisa, mas bancar o pastor a ficar em um quarto de hotel de 5 estrelas, é diferente.

Depois de tal argumento, meu amigo entra na conversa:


Em poucas palavras, ele escreveu o que deveria se passar pela cabeça de todos os evangélicos, cita Lutero perfeitamente. O que podemos ver nessas igrejas famosas que possuem programa em rede aberta? A venda de milagres, prosperidade... Enfim, um praticante lúcido, nem tudo está perdido.

Criei esse texto, não para evangelizar, mas sim para te fazer pensar. À você evangélico que aceita tudo que o pastor fala, lembre-se dos falsos profetas que a Bíblia fala, escute o que ele fala e tenha capacidade de ler, raciocinar e questionar se o que foi falado está certo. À você ateu, que acha que todo evangélico é bitolado, burro, alienado, fica a prova que nem todos são assim. Existem aqueles que criticam, que se impõem aos fatos que tentam empurrar em suas gargantas.

"Todavia ninguém contenda, ninguém repreenda, porque o teu povo é como os que contendem com o sacerdote. Por isso tropeçaras de dia, e o profeta contigo tropeçara de noite; e destruirei tua mãe. O meu povo foi destruído, porque lhe faltou CONHECIMENTO; porque tu rejeitaste o CONHECIMENTO, também eu te rejeitarei, para que não seja sacerdote diante de mim; e, visto que te esqueceste da lei do teu Deus, também me esquecerei dos teus filhos." Oséias 4:4-6
 "Quando um homem para de se questionar, a humanidade para de evoluir." Monica Araújo




em off : Só expressando uma coisa sobre a frase do Feliciano na imagem de início. Negros e Gays são pessoas normais, não existe diferença, somos todos humanos . :D  
+ Leia mais...

domingo, 10 de março de 2013

Engenheiros do Havaii: construtores de clássicos

O Rio Grande do Sul têm duas coisas que realmente sou apaixonado: mulheres bonitas e uma das bandas nacionais que mais gosto (junto com Ultraje a Rigor): Engenheiros do Havaii. E pensar que a banda nasceu de uma greve de faculdade. Explico, em 1984, uma greve que se estendeu até janeiro de 1985 fez com que a faculdade incentivasse os estudantes a fazerem arte dentro da instituição.

Sabendo disso, Humberto Gessinger, Carlos Maltz, Marcelo Pitz e Carlos Stein (este que não ficaria muito tempo na banda) formaram os Engenheiros do Havaii. Por que este nome? Devido a uma rixa com o pessoal da arquitetura, que ao verem certos estudantes vestidos como surfistas, começaram a chama-los de Engenheiros do Havaii. Pronto, nome perfeito para uma banda que estava surgindo na época do BUM! do punk que chegava ao país na época.

Em 1985, começou o grande sucesso da banda. Neste ano, uma gravadora resolveu lançar um coletânea de rock gaúcho, esta que continham duas músicas dos Engenheiros, uma delas sendo Sopa de Letrinhas. A música fez tanto sucesso que logo a BMG decidiu lançar um LP com músicas só do grupo: Longe demais das Capitais. Os sucessos como Toda Forma de Poder, Longe demais das Capitais e Sopa de Letrinhas, fizeram o sucesso alcançar rádios fora do Rio Grande do Sul.

Longe Demais das Capitais (1985)

A primeira mudança na formação da banda ocorreu devido a saída de Marcelo Pitz. Em seu lugar entra Augusto Licks, que conheceu o grupo por intermédio de Nei Lisboa.

O segundo álbum de sucesso da banda foi A Revolta dos Dândis lançado em 1987. Este álbum trouxe mais clássicos da banda, assim como as primeiras 'batalhas' com a crítica. Críticas feitas por considerarem o grupo "fascistas e elitistas". É aquela máxima, fale algo mais inteligente que possa vir a perturbar a ordem do sistema que logo será atacado. Este LP possui os clássicos Infinita Highway, Terra de Gigantes e a Revolta dos Dândis.


A Revolta dos Dândis (1987)
O 3° LP da banda foi lançado em 1988. Ouça O Que Eu Digo, Não Ouça Ninguém seguiu a rotina dos outros álbuns, adorados pelo grande público e criticado por aqueles que se acham críticos mais nem mesmo sabem tocar um instrumento.

Ouça O Que Eu Digo Não Ouça Ninguém (1988)
Em 1989, Alívio Imediato traria as inéditas Nau à Deriva e a música que autointitulava o nome do disco. Este também foi o primeiro álbum ao vivo da banda, que contou com músicas já lançadas nos outros álbuns, rearranjadas de uma nova forma.

Alívio Imediato (1989)
O 5° disco da banda traria o primeiro sucesso da banda que não tinha sido escrito pela própria, Era Um Garoto e Como Eu Amava os Beatles e os Rolling Stones. O álbum O Papa é Pop , ainda contém os maiores clássicos da banda como: Pra Ser Sincero, O Papa é Pop, Perfeita Simetria Exército de um Homem Só ...

O Papa é Pop (1990)
Várias Variáveis seria o 6° disco dos Engenheiros. Neste álbum pode-se encontrar o cover de Herdeiro da Pampa Pobre , e músicas como Sampa no Walkman, O Sonho é Popular ...

Várias Variáveis (1991)
O 7° disco da banda se chama GLM - Gessinger, Licks e Maltz. Neste álbum a banda usa o rock inglês como referência para sua sonoridade e letras. Podemos escutar Ninguém = Ninguém e Parabólica, esta última que foi feita em homenagem à filha de Humberto, Clara.

GLM - Gessinger, Licks & Maltz (1992)
Filmes de Guerra, Canções de Amor pode ser considerado o primeiro acústico da banda. Foi gravado em conjunto com a Orquestra Sinfônica Brasileira, e por consequência um dos discos que, por incrível que pareça, foi elogiado pela crítica.

Filmes de Guerra, Canções de Amor (1993)
Depois de 2 anos sem gravar um álbum, depois de muita confusão, muitas mudanças no grupo, os Engenheiros voltam a produzir um disco. Simples de Coração, trouxe mais clássicos às rádios nacionais, sendo eles A Promessa, A Perigo e a música que autointitulava o CD, Simples Coração.

Simples Coração (1995)
Em meio a mais mudanças no grupo, sairia em 1997, 10° disco dos Engenheiros: Minuano.

Minuano (1997)
11° primeiro disco : Tchau Radar! .

Tchau Radar (1999)
12° disco: 10.000 Destinos 

10.000 Destinos (2001)
13° disco: 10.001 Destinos

10.001 Destinos (2001)
14° disco: Surfando Karmas e DNA. Este que traz uma das músicas que mais gosto deles, a que auto intitula o álbum, ainda podemos ouvir também 3° Pessoa do Plural, Nem mais Um Dia ...

Surfando Karmas e DNA (2002)

15° disco: Dançando no Campo Minado

Dançando no Campo Minado (2003)
16° Disco: Acústico MTV Engenheiros do Havaii . 

Acústico MTV (2005)
17° disco (mais um acústico): Novos Horizontes

Novos horizontes (2007)

Depois que a turnê Novos Horizontes foi fechada, Humberto anuncia a paralisação das atividades da banda. Nesse hiato que se encontra o Engenheiros do Havaii, nós fãs, ficamos ansiosos por um anúncio de volta. Boatos dizem que será neste ano de 2013, esperemos.


  • CURIOSIDADES
O show no Rock in Rio 2 gerou o único elogio de um jornal sobre as bandas nacionais que tocaram no evento. Folha de São Paulo? O Globo? JB? Nada disso, saiu no New York Times .



Engenheiros do Havaii já abriram o show do Nirvana no Hollywood Rock.


  • CLÁSSICOS












+ Leia mais...

domingo, 24 de fevereiro de 2013

Pensamentos

Boa noite caros leitores, não sei se perceberam, mas a quantidade de postagens no blog deu uma diminuída. Este fato deve-se a 2 coisas simples que acontece na vida de um homem, o trabalho e o estudo. Não sei se sabem, mas faço faculdade de Ciências da Computação, uma faculdade puxada, que requer muito do meu tempo, por isso as postagens pararam de ser feitas com tanta frequência, de diárias, passaram a se tornar semanais.

O Cultura, Rock & Cia continuará na ativa, ainda mais porque descobri na escrita uma forma de refúgio, onde posso escrever o que sinto, minha indignações e até mesmo conhecer sobre coisas que gosto, como curiosidades no mundo musical. Tenho novos planos à este blog, continuarei com este tipo de conteúdo, só acrescentarei certas coisas. Estou pensando em postar textos e fontes sobre minhas matérias da faculdade, pois assim posso estudar mais ainda e por consequência ajudar quem estiver com dúvidas. Ainda não é certo que isso aconteça, mas a vontade está crescendo, pois será muito útil isso pra mim.

Aos poucos que leem, espero que continuem e continuem compartilhando com seus amigos este blog.

Boa noite :D
+ Leia mais...

sábado, 23 de fevereiro de 2013

Com muito pesar


Com muito pesar ...

... venho a escrever este texto. Linhas que doem serem redigidas, linhas que envergonham de serem escritas, linhas que fazem chorar aqueles que ganham pouco, mais dão a vida por aquilo que chamam de ensino.

Com muito pesar...

... tive que ler no portal G1 que entre 40 países, o meu país ficou na 39° posição, com um pontuação de -1,65, ganhando apenas da Indonésia.

Com muito pesar...

... leio todos os dias que milhões são investidos em elefantes brancos, digo estádios gigantescos em regiões em que o futebol não tem uma importância a nível nacional. Milhões investidos (leia desviados) em obras, e nem 1/3 desse valor é investido na Educação.

Com muito pesar...

... leio que nossos políticos enchem a boca (e o bolso) para falarem que o Brasil é a 6ª economia mundial, porém quando perguntados sobre o ensino se omitem. A 6ª economia não possui finanças para tanto.

Com muito pesar...

... e com muito nojo que leio que Dirceu disse que "Lei da Ficha Limpa é completamente absurda", com muito nojo ter escutado um sem ética falar sobre a própria no discurso de presidência do senado, mesmo ele não a tendo.

Com muito pesar...

... vejo que a escolha de mais do dobro de pessoas que elegeram um corrupto como senador, não tem valor quando em vez de políticos, temos coronéis que mandam e desmandam do DF.

Com muito pesar...

... percebo que protestos não são feitos, e os que são feitos (via internet) não surgem efeito. Percebo que pessoas não querem sair da sua zona de conforto, não querem levantar a bunda do sofá pra fazer um auê, e nisso posso me incluir. Me incluo, porém tento mudar, por isso criei o blog para falar de coisas que gosto e sobre coisas que acho que estão erradas, para tentar achar pessoas que pensem como eu, para assim podermos passar para a próxima etapa da mudança.

O Brasil? Não morrerá, não falirá , mas .... Com muito pesar, venho anunciar que se nada for feito, continuará vivendo com auxílio de aparelhos, respirando com dificuldades, sofrendo em uma UTI.




links: http://g1.globo.com/educacao/noticia/2012/11/ranking-de-qualidade-da-educacao-coloca-brasil-em-penultimo-lugar.html
http://www.paraiba.com.br/2013/02/22/20131-jose-dirceu-lei-da-ficha-limpa-e-completamente-absurda
+ Leia mais...

sexta-feira, 15 de fevereiro de 2013

Reino Unido ... do rock

O post de hoje abordará sobre a posição de luxo da Grã-Bretanha para o cenário do rock mundial. Pode-se procurar nas histórias de outros países sobre grupos de sucesso, mas acho difícil encontrarem algo parecido com este reino que consegue fazer músicas de qualidade e que tocam em rádios de todo o Mundo. De 10 grupos ingleses, 11 são excelentes. Hipérbole? Talvez sim, talvez não....  A seguir irei falar brevemente sobre bandas que foram e são um sucesso no mundo todo.


  • Led Zeppelin 
Não há como pensar em rock, sem pensar no Led. O grupo foi e é (mesmo não estando em atividade) referência quando se fala em Rock. Qualquer banda de adolescentes que estejam começando, sem dúvidas já tentaram tocar alguma do Zeppelin. Formada em 1968 por Jimmy Page, John Paul Jones, John Bonham e Robert Plant, marcaram a época pela inovação implantadas em suas músicas.




  • Pink Floyd 
Assim como o Led, o Pink Floyd tem um dos principais papéis na história do rock britânico. Suas letras filosóficas e seu som psicodélico e progressivo os fizeram vender 200 milhões de álbuns ao redor do mundo. É considerado pela crítica o grupo mais influente e mais bem sucedido da história.






  • The Beatles
O grupo formado por John Lennon, Paul McCartney, George Harrison e Ringo Starr é um dos mais aclamado da história, segundo a mídia. Os garotos de Liverpool , se reuniram em 1960 e tocaram e conquistaram o mundo por 10 anos de atividade. Seu sucesso foi tanto que este período ficou conhecido como o Beatlemania





  • Queen
Formada em 1971 em Londres por Freddie Mercury (vocal), Brian May (guitarra), John Deacon (baixo) e Roger Taylor (bateria). A banda que depois da morte do grande Freddie (1991) ficou inativa até o ano de 2009 com uma turnê com o cantor Paul Rodgers. Em 2012, foram atrás de mais um cantor para seguir em nova turnê, o escolhido foi Adam Lambert. Na lista de clássicos da banda temos: We Are Champions, Bohemian Rhapsody, We Will Rock You, The Show Must Go On....






  • Black Sabbath
Formada em Birmingham, em 1968, foi uma das bandas que mais influenciou o cenário de Metal mundial. Originalmente formada por Ozzy Osbourne (vocal), Tony Iommi (Guitarra), Geezer Butler (baixo) e Bill Ward (bateria), fizeram sucessos como Iron Man, Paranoid, Snowblind, Heaven and Hell, War Pig ...



  • The Rolling Stones 
A banda mais antiga ainda em atividade no cenário do Rock mundial. Formada originalmente em 1962 por Mick Jagger, Keith Richards, Brian Jones, Bill Wyman e Charlie Watts. Possuem músicas que tendem ao blues mas também possuem músicas tendendo ao bom e velho metal.







  • Deep Purple
Juntamente com o Led Zeppelin e o Black Sabbath, é considerado umas das bandas pioneiros do heavy metal e do hard rock. Formado por Ian Gillan, Ritchie Blackmore, Jon Lord, Roger Glove e Ian Paice na cidade de Hertfordshire em 1968.






  • The Who
Formada em 1964 por Pete Townshend, Roger Daltrey, John Entwistle e Keith Moon. Seus temas abordam desde canções pop e agressivas desde um pouco do punk. As músicas Who Are You, Won't Get Fooled Again e Baba O'Riley são os temas de abertura das séries CSI: Nevada, CSI: Miami e CSI: NY respectivamente.




  • Dire Straits
Formada pelos irmão Mark e David Knopfler, pelo baixista John Illsley e pelo baterista Pick Withers em 1977, atingiram 100 milhões de discos vendidos mundialmente em uma velocidade impressionante.










Enfim, acho que já deu pra perceber a importância do Reino Unido no cenário do rock mundial, e olhem que nesta lista ainda está faltando bandas como Sex Pistols, Cold Play, Oasis, The Kinks ...


OBS.: Se estiver afim de conhecer um pouco sobre a banda The Kinks acesse este blog: http://musicalizando-hoje.blogspot.com.br/2012/12/especial-kinks.html#more


Espero que tenham gostado :)
+ Leia mais...

A volta do carnaval :)

Como foi anunciado aqui, as postagens voltariam depois do carnaval (este que foi um dos melhores dos meus 20 anos, nunca relaxei tanto, praia é muito bom rs), e por isso, aviso que hoje tem postagem nova \o/.....
+ Leia mais...

terça-feira, 5 de fevereiro de 2013

Aviso Rápido

Aos poucos amigos que acompanham o Cultura, Rock & Cia, venho avisar que a frequência de novos posts no blog caíra um pouco. As postagens a partir de agora serão semanais, nas sextas à noite, ou no final de semana. Tal mudança ocorre devido a volta das minhas aulas na faculdade e ao meu trabalho.

Aviso2: Caso o blog não tenha nenhum post recente nesta sexta (08/02/13), um novo só será feito depois do dia 18, devido a uma viagem que irei fazer.

Aos poucos, uma boa noite :
+ Leia mais...

sexta-feira, 1 de fevereiro de 2013

15 minutos que deveriam ser obrigatórios nas escolas



Hoje, dia 1° de Fevereiro de 2013, ocorreu um fato que fez que nós, moradores dessa Pátria Mãe, nos sentíssemos envergonhados dos nossos políticos. Hoje, 1° de Fevereiro, sinto algo muito estranho, uma mescla de nojo, ódio e indignação. Hoje, ficou evidenciado que ética, compromisso e respeito, não constam nos dicionários dos senhores que nos representam em Brasília. Palavras estas que, todos nós sabemos que são raras, porém hoje, foram enterradas bem fundo. 56 senhores senadores jogaram merda na cara da sociedade, afundaram ainda mais o nome do nosso país na lama.
Até quando deixaremos isso? Até quando os senhores feudais da corrupção comandaram esse país? Até quando teremos que ouvir nomes como o de Collor, Sarney, Palocci, Calheiros ... nos nomes de políticos que comandam o país do Distrito Federal? Até quando, nós como sociedade encheremos a boca para falar "político é tudo igual", sem nem ao menos tentar conhecer aqueles que sentam às cadeiras principais do Brasil? Até quando, nós como sociedade ficaremos parados em frente da televisão assistindo BBB, A fazenda,  novelas ...? Até quando, nós como sociedade nos empenharemos para julgar uma piada e não um projeto duvidoso do Congresso? Até quando???

Vamos à uma coisa que aprendi. Política é suja sim, políticos são sujos em sua maioria sim, porém existem políticos empenhados SIM! Existem políticos que pensam assim como eu, você, seu vizinho.... Temos que saber distinguir! Vamos para analisar, pensar, usar um pouco da coisa chamada cérebro. Se elegermos um político bom em meio a mil corruptos, nunca que o bom conseguirá fazer algo, por isso, nas eleições deveríamos agir como xadrez, analisar o jogo para que possamos concluir uma boa jogada.

O vídeo a seguir do COMEDIANTE Rafinha Bastos, diz tudo bem resumidamente:


Sim, este foi o Rafinha. É, aquele mesmo que a tempos você criticou por fazer uma PIADA. Mas enfim, o foco aqui não é esse....

Prestaram atenção no vídeo? Nem todos fedem como cu de mendigo, há pessoas que lutam em prol do nosso Brasil. Não estou aqui para fazer campanha política, porém quero demonstrar meu imenso respeito e admiração à este homem, que perdeu a eleição, porém não deixou de ganhar o respeito de quem ainda não o conhecia. Se tiverem interesse, deem uma pesquisada sobre projetos que o próprio já lutou para conseguir, procurem saber um pouco da vida política dele, acho que irão gostar. O discurso dado pelo senador Pedro Taques deveria ser passado em todas as escolas, para que os jovens aprendam um pouco a discernir sobre o bom e o ruim. Assistam até o fim, um dos melhores discursos que já ouvi nos últimos tempos.


"Não há nada de errado com aqueles que nãos gostam de política, simplesmente serão governados por aqueles que gostam." Platão
+ Leia mais...

sexta-feira, 25 de janeiro de 2013

Mustaine, o cristão no meio da escuridão

Falar em cristãos no mundo do heavy metal é sempre algo polêmico. A polêmica se dá por causa dos dois grupos em discussão: há evangélicos que acham que todo headbanger é adorador do Capeta por escutar Rock, e por consequência há Headbanger que acha que evangélicos são bitolados, e que pra ser um bom metalhead você tem que ser ateu (reparem na generalização imposta com o "há"). Queria saber quem que estabeleceu estas leis aos dois grupos. Enfim, não entrando muito no mérito desta discussão de conceitos de X ou Y, vamos ao assunto que desejo abordar: a religiosidade do vocalista e fundador da banda de Trash Metal, Megadeth, Dave Mustaine.


Não tem como falar de polêmicas no mundo do Heavy Metal, sem tocar no nome do fundador do Megadeth, nem que seja pelo menos uma vez. Sua vida sempre esteve ligada a muita bebida e drogas. Vivia mais alcoolizado do que sóbrio, fato este que fez que ele fosse expulso do Metallica em 1982. Porém este estereótipo mudou em 2004, o ano de sua conversão ao cristianismo.

A mudança do astro do metal pode ser vista na entrevista que ele concedeu ao TheDailyTimes.com em 2009 (não consegui achar a entrevista original, por isso estou usando o trecho que foi publicado no site Wiplash.net, que fala sobre a entrevista; links no final do post). Quando perguntado sobre sua conversão, disse:
"Houve um momento de ajustes de contas em que meu escudo estava destruído, e eu estava nesta montanha e não havia nenhuma cruz no topo dela. Foi apenas um daqueles pensamentos - Eu fui batizado luterano, criado como testemunha de Jeová, me envolvi com a feitiçaria e satanismo e pratiquei Magia Negra. Minha esposa estava em outra coisa, e eu estava pensando que era um culto, então eu voltei a ser um testemunha de jeová, mas eu não estava feliz. Olhando para aquela cruz, eu disse seis simples palavras - 'O que eu tenho a perder?'. E minha vida toda mudou. Tem sido difícil, mas eu não mudaria por nada.  
Eu prefiro... viver minha vida inteira acreditando que existe um Deus e descobrir que não há nenhum, do que viver minha vida inteira pensando que não existe um Deus e então descobrir, quando eu morrer, que existe."
O vídeo a seguir é uma entrevista que Dave concedeu ao canal ABC (toda em inglês) no documentário Beyond Belief episode, Battle With The Devil.


No vídeo Mustaine é fala da sua infância, sobre pactos que já fez antes de se tornar cristão, e quando perguntado se heavy metal é coisa do diabo, responde:
"(...) em alguns casos sim. Mas não em todos. Há bandas que acreditam em Deus e o glorificam. Oram todas as noites antes de entrar nos palcos. (...)"
 A conversão de Dave começa a atingir o som do Megadeth a partir do álbum The System Has Failed (2004), de lá pra cá, é mais difícil se escutar músicas com uma pegada mais "Dark". Segue algumas músicas que, de alguma forma podemos ver a opção religiosa do vocalista:








fontes: http://noticias.gospelmais.com.br/dave-mustaine-megadeath-converteu-perigoso-cristao-22434.html
http://whiplash.net/materias/news_869/098797-megadeth.html
http://whiplash.net/materias/curiosidades/151861-megadeth.html
http://whiplash.net/materias/opinioes/121323-megadeth.html
+ Leia mais...

quinta-feira, 24 de janeiro de 2013

O Rappa: abordando problemas sociais desde o início

Em 1993, Marcelo Lobato (teclado), Xandão (Guitarra), Nelson Meirelles (baixo) e Marcelo Yuka (bateria) saíram em turnê com cantor Pappa Winnie pelo Brasil. Porém, logo depois decidiram formar seu próprio grupo, só faltavam achar um vocalista. Não demorou muito e acharam Marcelo Falcão para o posto.


Com essa formação, lançaram em 1994, o seu primeiro álbum auto-intitulado. Este disco traria músicas marcantes e que demostrariam para todos qual seria a pegada da banda. Músicas como Não Vão Me Matar, Todo Camburão Tem um Pouco de Navio Negreiro e o cover da música Candidato Caô Caô do Bezerra da Sila marcam o CD. Este foi o único álbum com a participação de Nelson Meirelles, que depois fora substituído por Lauro Farias.




Em 1996, enfim veio o sucesso total com o disco Rappa Mundi. As músicas destes álbuns se tornaram grandes hits nacionais, todas elas adoradas pelos fãs, fazendo com que em todo show sejam cantadas pelo menos 3 delas. Pescador de Ilusões, A Feira, Miséria S.A, O Homem Bomba.... são como hinos do grupo.




3 anos depois, em 1999 mais um disco para impactar a sociedade brasileira, Lado B, Lado A, trazia músicas como Me Deixa, Tribunal de Rua, O Que sobrou Do Céu entre outros sucessos. Este álbum gerou as primeiras premiações do VMB (Video Music Brasil) para o grupo, no total foram 6 prêmios com o clipe de Minha Alma e 3 com O Que Sobrou Do Céu.






Vítima da violência brasileira, o baterista Marcelo Yuka é baleado após tentar impedir um assalto. O tiro faz com que Yuka fique paraplégico, impossibilitando-o de tocar seu instrumento. Mesmo assim, continuou compondo e trabalhando com o grupo. A banda passa a ser um quarteto, pois Lobato troca o teclado e assume o posto de Yuka. No finzinho de 2001, Marcelo Yuka resolve sair da banda por definitivo para seguir com projetos particulares.

No mesmo ano da saída de Yuka, lançam o sue primeiro disco ao vivo, Instinto Coletivo. Mais um álbum que faz com que o grupo receba vários prêmios no evento da MTV.

Em 2003, lançam seu 4° álbum de estúdio. O Silêncio Q Precede o Esporro, traz em seu repertório músicas como Rodo Cotidiano(música esta que teria a participação de Maria Rita no Acústico MTV), O Salto e Reza Vela.



Em 2005, sairia o grande sucesso, o álbum Acústico MTV, que continha grandes sucessos da banda e traria mais duas inéditas, Na Frente do Reto e Não Perca As Crianças De Vista. Neste show, teve-se a participação de Maria Rita (Rodo Cotidiano) e Siba da Rabeca (Homem Amarelo). Este disco receberia os prêmios de 'Melhor Grupo' e 'Melhor Show' do Multishow. O DVD deste mesmo show (lançado em 2006), ganharia mais um prêmio do canal como 'Melhor DVD'. Com este álbum, O Rappa foi indicado aos prêmios do Grammy Latino de Melhor Disco Brasileiro de Rock e Melhor Performance de Vídeo Longo.




3 anos depois do grande sucesso da carreira, O Rappa lança seu 5° álbum de estúdio, 7 Vezes. Disco só de inéditas, como as músicas 7 Vezes, Meu Santo Tá Cansado, Monstro Invisível, Súplica Cearense (música esta que é a preferida deste que escreve) ....




Em 2010, lançam o DVD com o Show feito na favela da Rocinha, O Rappa Ao Vivo.




Fontes: http://www.orappa.com.br/biografia/
+ Leia mais...

domingo, 20 de janeiro de 2013

Opinião

"Posso não concordar com nenhuma da palavras que você disser, mas defenderei até a morte o direito de você dizê-las.
Voltaire
Começo o texto com essa frase do filósofo francês para reforçar uma tese que, no meu ponto de vista, está sendo esquecido pela sociedade brasileira. O direito de liberdade de expressão de cada cidadão, o direito do cidadão expor sua opinião para ser discutida em prol de soluções ou de aprendizado coletivo é algo que está sendo perigoso ser feito. Digo isso por analisar certos fatos como:

Se você expressa sua opinião contra o PT, você é tucanista;
Se você expressa sua opinião contra o PSDB, você é Petista;
Se você expressa sua opinião contrária ao estilo de vida homossexual, você é homofóbico;
Se você expressa sua opinião sobre o sistema de cotas para negros, você é racista;
Se você expressa sua opinião contra os evangélicos, católicos, etc, você é ateu;
Se você expressa sua opinião contra o ateísmo, você é religioso bitolado;

E por aí vai. Hoje, quando você se expressa de uma forma sobre um assunto qualquer, há sempre agentes defensores da causa para te julgarem, te taxarem, antes mesmo de te questionar sobre o porque de achar isso. Não querem um bom embate, de discussões inteligentes, e sim, querem te colocar como o mau da história perante a um público que por medo de consequências, não expressa o que acha.

Como Voltaire disse, por mais errada que possa ser uma opinião, você deve escutá-la e não criticá-la. Pois só assim, você pode argumentar sobre os fatos, aprender ou ensinar sobre tal coisa, mudando a sua ou a opinião do próximo.

E só pra garantir, esta é MINHA OPINIÃO! rs 
+ Leia mais...

sábado, 19 de janeiro de 2013

Parabéns à Janis

Há exatos 70 anos nascia em Porth Arthur, Texas, umas das mulheres que viria a ser tornar a primeira mulher a brilhar no mundo do Rock. A cantora branca de voz negra, como era chamada, morreu em 1970, porém sua voz continua viva nos corações dos fãs. Por isso, faço essa homenagem em poucas palavras, mas com vídeos de covers de suas músicas. Parabéns Janis Joplin  !!!






+ Leia mais...

sexta-feira, 18 de janeiro de 2013

O som pesado do Arch Enemy,

Arch Enemy

Bem, nada melhor que voltar a postar música no blog, principalmente, quando o autor aprende sobre novas bandas, como é o caso desta abordada nesse post. Ontem, dia 17 de janeiro, conversando com um amigo no facebook, ele me manda um link do youtube. Neste link tinha a seguinte música:


O som da banda Arch Enemy é pesado, fazendo jus ao Death Metal Melódico. Nunca tinha escutado a banda, me impressionei, principalmente por ter no vocal uma mulher. Por isso, resolvi pesquisar sobre o grupo e mostrar pra quem ainda não a conhece sua formação.


  • História
Em 1996, na cidade de Gotemburgo, Suécia, os irmãos Michael e Christopher Amott (ambos guitarristas) decidem formar uma banda de metal, para isso, chamam Johan Liivia (baixo e vocal) e Daniel Erlandsson (bateria).

Ainda em 96, lançam Black Earth, o primeiro álbum da banda, em seguida partem em uma turnê de dois anos, com a intenção de colocar o Arch Enemy em evidência no cenário europeu. Durante esta turnê, Daniel sai da bateria por questões pessoais, em seu lugar, entra Peter Wildoer. Outro fato que ocorreu durante a turnê, foi a entrada de Martin Bengtsson, baixista. Esta entrada ocorreu devido ao fato que John queria ficar voltado apenas para os vocais.

Black Earth (1996)
Em 1998, lançam seu segundo álbum, este que teria 20 mil cópias vendidas no Japão, país onde é o principal mercado da banda. Stigmata fez com que a banda se apresentasse no festival Wacken Open Air, da Alemanha. Nesta ano, Michael foi considerado o segundo melhor guitarrista pela revista Burn!.

Stigmata (1998)
O mercado japonês foi algo tão importante para a banda, que em 1999, lançam apenas no Japão, o álbum ao vivo Burning Japan - live in Japan. E em 2008, lançaram um DVD e um CD duplo, Tyrants of the Risisng Sun - Live in Japan.

Burning Japan - Live in Japan (1996)

Tyrants of the Rising Sun - live in Japan (2008 - CD e DVD)
Foi no ano de 1999 que lançam, o melhor álbum da banda segundo a crítica, Burning Bridges. O sucesso do disco foi tanto, que a banda foi a indicada da Suécia ao Grammy como melhor banda de Hard Rock, o que fez sua popularidade aumentar ainda mais, principalmente no continente americano (Norte e Sul), lugar onde a banda não tinha tanto conhecimento da mídia. 

Burning Bridges (1999)
Em 2001 acontece um mudança inesperada. Johan Liviia sai durante a gravação de mais um álbum do Arch. Rapidamente os irmãos fundadores, agem fazendo testes para descobrir um novo vocal para o grupo. Até que acham (a linda) Angela Gossow, que com sua voz poderosa deu um outro patamar a banda. Com ela devidamente estabelecida lançam Wages of Sin.

Wages of Sin (2001)
Antes de lançar mais um álbum em 2003, lançam um EP em 2002, chamado Burning Angel. O disco de 2003, Anthems of Rebellion, foi o que mais vendeu na Europa, consagrando Angela como a mais respeitada vocalista do Metal.
Burning Angel (2002)
Anthems of Rebellion (2003)
Em 2004, lançam mais um EP, Dead Eyes See No Future. Destaques para os covers de Symphony of Destruction (Megadeth) e Kill With Power (Manowar). Já em 2005, lançam Doomsday Machine considerado o disco mais intenso do Arch Enemy.

Dead Eyes See No Future (2004)
Doomsday Machine (2005)
 Em 2007, mais um EP é lançado antes do álbum, Revolutions Begins. Logo em seguida, no mesmo ano, ocorreria o lançamento de Rise Of The Tyrant, o sétimo álbum do grupo. Na opinião de Gossow, esse é o álbum com mais emoção do grupo.

Revolutions Begins (2007)
Rise of  theTyrant (2007)
Depois de 2 anos de muitos shows, o Arch Enemy lança The Root of All Evil, este disco teria músicas regravadas do tempo em que Angela ainda não fazia parte da banda. Este álbum fez com que saíssem em turnê pela Ásia e Oceania.

The Root if All Evil (2009)
O último álbum a ser lançado pela banda foi o Khaos Legions, que possui no disco japonês, o cover da música The Zoo (Scorpions). Até o momento, nenhum rumor sobre um futuro novo álbum.

Khaos Legions (2011)
  • Destaque
Angela Gossow, vocalista do Arch Enemy
Não há como falar do Arch Enemy sem dar destaque a linda da Angela Gossow. Nascida na cidade de Colônia, Alemanha em 1974, se tornou vocalista da banda após a saída de Johan Liivia. Antes do Arch Enemy, trabalhava com publicidade e cantava no grupo Mistress. Fã declarada de artistas como Scorpions, Death, Slayer, é ateia e anarquista convicta e declarada. Está para existir vocalista mais linda que ela no mundo do metal!



Escutem algumas músicas da banda:








+ Leia mais...