E não há como falar de Blues, sem falar de BB King, como o próprio nome já diz, o rei.
"Quando eu canto, estou tocando em minha mente, na ora que paro de cantar com minha boca , eu canto com a Lucile" |
Nascido em 16 de setembro de 1925 na cidade de Itta Bena, Mississippi, Riley Ben King revoluciona a música desde 1940, quando começou a gravar suas músicas. Desta época pra cá, foram mais de 50 álbuns produzidos, muito shows e é claro, milhares de fãs.
Quando era jovem, para buscar uns trocados para si, praticava e demostrava o seu talento para todos que passassem na rua durante o dia, e a noite tocava em clubes da cidade.Diz a lenda, que certa vez conseguiu tocar em 4 cidades diferentes mesma noite.
Em 1947, em busca de coisas melhores que tocar nas ruas da cidade, partiu rumo à Memphis, Tennessee. Memphis era conhecida por portar todos os tipos de música afro-americana e por os maiores artistas do sul do país terem vindo de lá. BB King ficou hospedado com seu primo Bukka White, este que teve grande influência musical na vida do cantor. Bukka White, naquele tempo, era cantor profissional, e considerados por muito como um dos cantores com mais prestígio do cenário da década de 40.
Bukka White |
A primeira grande oportunidade de BB aconteceu em 1948, quando este se apresentou no programa da rádio KWEM. Depois disso, fez um spot, chamado "King's Sport" que durava cerca de 10 minutos na rádio WDIA. Este spot fez tanto sucesso que que o tempo de duração foi estendido e passou a se chamar "Sepia Swing Clube". O sucesso foi crescendo, até que chegou a um ponto em que Ryley Ben King precisava de um nome mais apropriado à rádio. De início foi apelidado como "Beale Blues Boy" , logo foi abreviado para "Blues Boy King" , e por fim BB King.
Depois de seu primeiro hit, Three O'Clock Blues, o sucesso veio a BB King assim como a formação de uma onda no mar, de forma natural. Sua fama não se contia mais a Memphis, sendo assim, sua carreira nacional começou a se formar. King fazia mais de 200 shows por ano, sendo no ano de 1956 o seu recorde: tocou incríveis 342 shows em um ano! Tendo apenas 23 dias de "folga".
Se você é um desses que acha que o Slash é o melhor guitarrista do mundo, ou que apenas o que interessa ouvir é o rock e suas ramificações. Escute BB King e reveja seus conceitos. Eric Clapton já disse que King é sua inspiração musical; os Rolling Stones, em 1969, escolheram BB para abrir 18 de seu show; o U2 quis a participação do rei no álbum Rattle e Hum; Jimi Hendrix o considerava o melhor guitarrista do mundo; em uma entrevista, John Lennon respondeu que sua maior ambição musical era toca com BB King.... Resumindo, King is the King!
- A paixão por Lucille
Em 1950, BB King se apresentava num salão de dança em Twist, Arkansas. Era inverno na época, e um hábito muito comum era ascender um barril cheio de combustível no meio do salão para aquecer o ambiente. Durante o show, aconteceu uma briga entre dois homens, estes incontroláveis em sem saber onde pisavam, esbarraram no barril, fazendo-o virar. O salão virou um caos, pessoas começaram a correr para fugir do incêndio, o Rei já estava fazendo o mesmo, até que se lembrou que tinha esquecido sua guitarra, não hesitou. Entrou no prédio em chamas, arriscando sua própria vida para pegar seu instrumento de tanto apreço. Mas tarde, descobriu o motivo da briga entre os presentes, a briga aconteceu devido a uma mulher cujo nome era Lucille. Deste dia em diante, BB King passou a chamar todas suas guitarras de Lucille, para sempre se lembrar em nunca fazer algo de louco por causa de uma mulher.
Anos mais tarde, Lucille ganhou uma música: (a minha preferida por sinal)
(Caso a legenda não esteja aparecendo, é só ativar!)
A seguir, umas da muitas músicas do rei:
Fontes: http://www.bbking.com/
Nenhum comentário:
Postar um comentário